Histórico

        Fundada em 10 de março de 2012, a Cia de Teatro Alforria iniciou suas atividades através de um grupo de jovens da cidade de São Pedro do Sul-RS. Com o objetivo de montar um Auto da Paixão de Cristo, os adolescentes envolvidos convidaram o Ator e Encenador Dramaturgista Thomas Lins (DRT 10.816), para conceber o espetáculo.
    O espetáculo foi um sucesso e o diretor Thomas decidiu continuar as atividades, registrando formalmente e transformando o grupo em um Projeto Social para levar a jovens de cidades vizinhas o teatro e a arte como uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e envolvimento comunitário.
     O Projeto deu certo e a Cia de Teatro Alforria em 2013 firma contrato com a cidade de Toropi-RS, objetivando atender as necessidades do município e investigar criações artísticas a partir das memórias da própria comunidade, trabalhando com jovens e adultos.
       Em 2014 o Alforria inicia suas intervenções artísticas também na cidade de Santa Maria-RS, com apoio de empresas locais para desenvolvimento de trabalhos específicos sobre segurança do trabalho, levando de forma criativa e sensibilizadora assuntos pertinentes a cada empresa, para alerta e conscientização dos funcionários.
        O grupo firma contrato também com o município de Quevedos-RS, em 2015, onde começa a atender crianças, adolescente e terceira idade, objetivando fortalecimento de vínculos e desenvolvendo o convívio entre gerações através de oficinas teatrais e trabalhos com audiovisual.
        Em 2016, o projeto avança também para a cidade de Mata-RS, através da Assistência Social,  passando a trabalhar nas escolas municipais com a garotada, propondo criações artísticas envolvendo a dança, o audiovisual e o teatro. 


    Em 2018, o núcleo oficial se muda para São Paulo-SP, em busca de mestrado, cursos e maior aprimoramento artístico. A Cia de Teatro Alforria passa então a atender a região centro-sul do país, propondo investigações para compor espetáculos, imersão em processos criativos e conceber encenações "in loco". 
        Thomas Lins, idealizador, fundador, encenador dramaturgista e produtor da Cia de Teatro Alforria,  faz do processo criativo uma forma de ação junto à comunidade, investindo na concepção de espetáculos através da elaboração de Imagens cênicas. 
    
“ da arte pulsada na veia
a ânsia da satisfação que traz
de forma lúdica cultualizar
onde julga a arte nunca poder chegar”
          

Thomas Lins
Bacharel em Artes Cênicas
Ator / Encenador Dramaturgista
 DRT – 10.816